sexta-feira, 12 de abril de 2013

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR POR SALMONELLA


O que é
Salmonelose é uma doença infecciosa provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella, que pertencem à família Enterobacteriaceae, existindo muitos tipos diferentes desses germes. A Salmonella é conhecida há mais de 100 anos e o termo é uma referência ao cientista americano chamado Salmon, que descreveu a doença associada à bactéria pela primeira vez.
Como se adquire
Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito freqüente a contaminação de alimentos crus de origem animal.
O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a Salmonella.
A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete, pode causar sua contaminação.
Fezes de animais de estimação, especialmente os que apresentam diarréia, podem conter Salmonella, e as pessoas em contato com estes animais podem ser contaminadas e contaminar a outras se não adotarem medidas rígidas de higiene (lavar as mãos com sabonete). Répteis são hospedeiros em potencial para a Salmonella e as pessoas devem lavar as suas mãos imediatamente após manusear estes animais, mesmo que o réptil seja saudável.
O que se sente
A maior parte das pessoas infectadas com Salmonella apresenta diarréia, dor abdominal (dor de barriga) e febre. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação. Os idosos, crianças e aqueles com as defesas diminuídas (diminuição da resposta imune) são os grupos mais prováveis de ter a forma mais severa da doença. Uma das complicações mais graves é a difusão da infecção para o sangue e daí para outros tecidos, o que pode causar a morte caso a pessoa não seja rapidamente tratada.
Como se faz o diagnóstico
Muitas doenças podem causar as mesmas manifestações que a salmonelose, sendo o diagnóstico, na maior parte das vezes, associado à história alimentar recente. A comprovação de que as manifestações clinicas são causadas pela Salmonella só pode ser feita pela identificação do germe nas fezes da pessoa infectada e é útil somente nos casos mais graves, em que a administração de antibiótico se faz necessária. Este teste usualmente não é realizado em um exame comum de fezes, sendo necessário uma instrução específica ao laboratório para a procura do germe nas fezes. Uma vez identificado pode ser realizada a cultura das fezes para a determinação do tipo específico e qual antibiótico deve ser utilizado para o tratamento.
Como se trata
A infecção por Salmonella usualmente dura de 5 a 7 dias e freqüentemente não é necessário tratamento, sendo suficiente as medidas de suporte e conforto ao paciente. Após este período, a pessoa fica recuperada, podendo permanecer ainda por algum tempo um hábito intestinal irregular. Caso o paciente se torne severamente desidratado ou a infecção se difunda do intestino para outras regiões do organismo, medidas terapêuticas devem ser tomadas, incluindo a hospitalização. Pessoas com diarréia severa devem ser reidratadas através da administração endovenosa de soro. Os casos graves, em que a infecção se difunde, devem ser tratados com antibióticos.
Como se previne 
 
Sendo os alimentos de origem animal uma das principais fontes de contaminação por Salmonella, ovos, carne e galinha não devem ser ingeridos crus, mal-passados ou não completamente cozidos.
Atenção especial deve ser dada aos ovos crus que aparecem sem serem percebidos em um grande número de pratos, como maionese caseira, molho holandês, tiramisu, sorvete caseiro. Estes pratos devem ser evitados.
Carnes em geral, incluindo hambúrgueres e frango, devem ser bem cozidas (não devem estar avermelhadas no centro). Leite não pasteurizado deve ser evitado.
Todos os produtos devem ser bem lavados antes de sua preparação e consumo.
Contaminação entre alimentos deve ser evitada: carnes cruas devem ficar separadas de alimentos que estão sendo preparados, de alimentos já cozidos e de alimentos prontos para serem servidos.
Todos os utensílios de cozinha (tábuas, facas, etc.) devem sempre ser lavados após sua utilização em alimentos crus.
As mãos devem ser lavadas antes do manuseio de qualquer alimento e entre o manuseio de diferentes itens alimentares.
Já que os répteis são portadores em potencial da Salmonella, qualquer pessoa deve lavar as mãos imediatamente após o contato com estes animais.
Répteis, incluindo as tartarugas, não são apropriados como animais de estimação de crianças e não deveriam habitar o mesmo ambiente.


Blitz da Comida


Nova série investiga cozinhas de restaurantes e bares do Brasil

Você sabe o que coloca no prato quando almoça em um restaurante? Ou como os alimentos são preparados? A nova série do Jornal da Record vai mostrar como está a cozinha dos bares e restaurantes do Brasil.
08/04/2013: fiscais encontram irregularidades absurdas em restaurantes
A primeira reportagem da nova série do Jornal da Record mostra o trabalho da Vigilância Sanitária em estabelecimentos que apresentam sérios riscos à saúde dos clientes.
09/04/2013: restaurantes funcionam sem alvará em cidade de Minas Gerais
Em Araguari, a vigilância sanitária estadual fechou quase todos os estabelecimentos por falta de higiene. Até hoje, a cidade possui restaurante irregulares. Veja na segunda reportagem da série Blitz da Comida.
10/04/2013: carne vendida em SP é armazenada em péssimas condições
Na terceira reportagem da série, veja flagrantes no transporte e manipulação de alimentos que vão de Bragança Paulista, no interior do Estado, até a capital.
11/04/2013: veja imagens chocantes de falta de higiene no Norte e Nordeste
Alimentos manipulados em locais inadequados, baratas dentro de um restaurante em funcionamento e carcaças de animais jogadas em um abatedouro. Veja na quarta reportagem da série especial do Jornal da Record.

Fonte: r7.com

O Ministério da Agricultura e os Grandes Eventos


O Brasil sediará nos próximos anos grandes eventos esportivos e religiosos, para os quais é previsto enorme fluxo de passageiros, provenientes de vôos internacionais.
Em 2013, nos meses de junho e julho, teremos a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude Católica, respectivamente. Em 2014, teremos a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, em conjunto com as demais autoridades governamentais, está realizando um grande esforço na preparação para recebimentos destes grandes eventos.
Ao MAPA compete a fiscalização do trânsito internacional de produtos e insumos agropecuários, em 106 pontos de controle, sendo 28 em portos, 26 em aeroportos internacionais, 28 postos de fronteiras e 24 aduanas especiais, com dois objetivos principais: impedir a entrada de doenças e pragas no Brasil, evitando prejuízos à agropecuária nacional, e garantir a qualidade e inocuidade dos produtos brasileiros exportados.
Para os Grandes Eventos, o MAPA tem como meta aprimorar o controle de cargas e mercadoria provenientes do exterior, promovendo celeridade na liberação, sem, no entanto comprometer os controles sanitários realizados nos Serviços e Unidades da Vigilância Agropecuária Internacional – VIGIAGRO.
Para a fiscalização do trânsito internacional de passageiros, o MAPA está promovendo o reforço na equipe de servidores nos principais aeroportos internacionais e realizando fiscalização conjunta com os demais órgãos de controle migratória. Além de aprimorar a divulgação da listagem de produtos com restrição de ingresso no Brasil.
Em relação ao controle de cargas e mercadorias provenientes do exterior, o MAPA editará norma específica determinando procedimento especial para as importações dos produtos de origem animal e vegetal, requeridas pelas organizações, delegações, instituições e entidades indicadas pela Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA) e credenciadas pela Receita Federal do Brasil (RFB).
COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013
A Copa das Confederações será realizada, no período de 15 a 30 de junho, em seis cidades: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
Para melhorar o controle do ingresso de produtos agropecuários, o MAPA realizará reforço na equipe da Fiscalização Federal Agropecuária, nos Serviços e Unidades de Vigilância Agropecuária Internacional, localizadas nos aeroportos internacionais das referidas cidades. Além destes aeroportos, o MAPA reforçará o controle no Serviço no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, que é responsável por 75% dos vôos provenientes do exterior.
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE CATÓLICA 2013
No mês de julho, teremos a Jornada Mundial da Juventude Católica, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, para a qual são esperados 3 milhões de participantes.
Para melhorar o controle do ingresso de produtos agropecuários, o MAPA realizará reforço na equipe da Fiscalização Federal Agropecuária nos Serviços de Vigilância Agropecuária nos Aeroportos Internacionais do Rio de Janeiro/RJ e Guarulhos/SP.
Além disso, considerando que é estimado grande número de participantes ingressando no Brasil, por ônibus e carros particulares, o MAPA realizará reforço nos Serviços e Unidades de Vigilância Agropecuária Internacional, localizadas nas fronteiras do País, tais como SVA Foz do Iguaçu/PR, Uvagro Corumbá/MS, Chuí/RS, SVA Uruguaiana/RS, SVA São Borja/RS.

http://www.agricultura.gov.br/grandes-eventos-mapa

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Um espanto: fotografa documenta que um lanche do mcdonalds 751 dias depois de comprado nao se deteriorou

Oito anos depois do documentário Super Size Me, que obrigou a rede de fast food McDonald’s a reformular seu cardápio no mundo inteiro, incluir alimentos saudáveis nos famosos combos, como frutas e saladas, e investir pesadamente numa campanha para melhorar sua imagem de disseminadora de alimentação prejudicial à saúde — o que o documentário sugeria fortemente –, a cadeia internacional está diante de um novo desafio.
Trata-se do Happy Meal Project, da artista plástica e fotógrafa novaiorquina Sally Daviesque, em 2010 resolveu registrar em fotografias diárias o processo de decomposição de um McLanche Feliz, formado por um hambúrguer e uma porção de batatas fritas. O lanche não está em geladeira nem nada parecido: fica no ambiente natural de uma casa.
Com o passar do tempo, a fotógrafa ficou estupefata: o sanduíche e as batatinhas continuavam com a mesma aparência, não mostrando sinais de alteração. Como se fossem de borracha ou de isopor.
No dia 10 de abril, o projeto completou 2 anos e — pasmem! — estava tudo igualzinho ao primeiro dia. As fotos, todas as 756 delas, estão expostas em seu site, e em seu espaço no flickr, e mostram que a única variação se deu no pão do hambúrguer, que se partiu em alguns pedaços devido ao ressecamento.
“Eu demoro a acreditar que se passaram dois anos desde o dia em que o comprei”, disse a fotógrafa dà agência espanhola de notícias EFE. “Eu pareço dois anos mais velha, mas para o hambúrguer o tempo não passa”.

Dia 756: o pão secou e se partiu em alguns pedaços; a carne do hambúrguer encolheu um pouco e endureceu, e as batatas fritas têm quase o mesmo aspecto
As batatinhas e o hambúrguer, 756 dias depois: tudo o que aconteceu foi que o pão secou e se partiu em alguns pedaços; a carne do hambúrguer encolheu um pouco e endureceu, e as batatas fritas têm quase o mesmo aspecto
“Continuarei fotografando o hambúrguer até que ele se desintegre, o que pode custar o resto da minha vida natural”, explicou a artista, que constatou como nos 751 dias em que se dedica a fotografar esse exemplo de fast-food muito pouco mudou nos componentes do lanche infantil.
Davies acha que o lanche que comprou há mais de dois anos sofreu algum tipo de desidratação mas não iniciou nenhum processo de putrefação. E se pergunta que qualidades nutricionais que pode ter “um alimento que não apodrece nem se corrompe com a passagem do tempo”.


Um mês só comendo no McDonald’s — e o cineasta ficou péssimo
Em 2004, o cineasta americano Morgan Spurlock passou 30 dias se alimentando exclusivamente no McDonald’s: café da manhã, almoço e jantar, sendo monitorado por exames clínicos e acompanhado por um médico, para realizar o Super Size Me.
Chegou a consumir em média 5000 kcal (o equivalente de 6,26 Big Macs) diáriamente durante o experimento.
Super-Size-Me
"Super Size Me": em 30 dias, o cineasta Spurlock ganhou 11 quilos, problemas no fígado, disfunção erétil e depressão
Spurlock, antes do experimento, mantinha uma dieta variada, era saudável e magro, com 1,88 metro de altura e 84,1 quilos. No final dos 30 dias, havia engordado 11,1 quilos, seu índice de massa corporal se elevara de 23,2 para 27 (grande aumento de gordura), sofreu problemas como mudanças de humor (um começo de depressão) e disfunção sexual, além de danos ao fígado. O cineasta precisou de 14 meses para perder o peso que havia ganhado.

Fonte: VEJA. Abril